Bombas centrífugas
R: As bombas centrífugas, através da aceleração provocada por um rotor transfere certa quantidade de movimento para o líquido (geralmente água). Sua potencia é determinada pela vazão e pela pressão conseguida no sistema. Dentre as bombas centrífugas existem ainda as multiestágios, utilizadas para ambientes em que é necessário grande pressão ou em lugares onde se faz necessário a sucção de fluídos provindos de poços profundos.
As bombas de deslocamento positivo, após um clico de seu mecanismo, deslocam um volume fixo de fluído independente da pressão na saída. Estas bombas não admitem recirculação interna, sendo assim, sempre desloca o fluído da entrada para a saída. Esta característica, de deslocar um volume fixo de produto é o que as diferencia das bombas centrífugas, pois não é isso não é possível nas mesmas.
2 - Cite 3 exemplos de bombas volumétricas. Escolha uma delas e faça um esboço.
R: Bombas volumétricas rotativas; por engrenagens, parafusos ou palhetas.
Na bomba rotativa por palhetas, o rotor é um cilindro perfurado radialmente para alojar as palhetas. O rotor gira excentricamente em relação à carcaça de forma a tangenciá-la em um ponto. A admissão do fluido ocorre no momento em que o volume delimitado pelo rotor, a carcaça e duas palhetas consecutivas inicia seu crescimento, e que o fluido é descarregado ao se iniciar a redução deste volume. Uma vantagem deste tipo de bomba é que a folga entre a carcaça e a palheta será sempre mínima, desde que a força centrífuga desenvolvida pelo giro do rotor tenderá a mantê-las em estreito contato.
3 - Qual o campo de aplicação das bombas centrífugas axiais?
As bombas de fluxo axial são empregadas em lugares que se deseja elevadas vazões e pequenas cargas. Por exemplo:
Circulação contínua de soluções corrosivas/abrasivas, polpas abrasivas de salmoura e lixo de