efesf

391 palavras 2 páginas
Filosofia
O que sao os valores?
Os valores sao referençias para o agir, na medida que o ser humano é orientado pelas escolhas que faz. Contudo, tem a capacidade de reiventar os valores ou de lhes atribuir novos significados.
Os valores podem-se dividir em valores estéticos (beleza/fealdade), politicos (cidanania, democracia, liberdade), religiosos (sagrado/profano), éticos ou morais (bem/mal, justiça/injustiça), vitais (saude, vitalidade), economicos (riqueza, pobreza) e ambientais (que se entrecruzam com questões eticas, politicas e economicas).
Caracterização geral dos valores.
Polaridade dos valores – Os valores, por expressarem preferênçias, estão associados a um contravalor ou desvalor. A justiça e a beleza dizem-se polos positivos e a injustiça e fealdade os seus polos negativos, respectivamente.
Absolutividade e Relatividade dos valores – Absoluto significa aquilo que vale por si mesmo, que é independente de toda a relação. Relativo designa aquilo que é dependente e que está em relaçao com os outros elementos.
Hierarquia dos valores – Um conjunto de valores que orienta a ação estar organizado hierarquicamente em tabuas de valores1 ou escalas valorativas, segundo o grau de importançia que os sujeito lhes atribui.
Historicidade dos valores – Os valores têm um caracter historico; prespectivam a propria história de relação do ser humano com o mundo. Desenvolvem-se e transformam-se de acordo, quer com as experiençias de vida do individuo, quer com o desenvolivimento das sociedades.
Juizos de valor e juizos de facto.
Um juizo de facto descreve factos ou acontecimentos, estes podem ser verdadeiros ou falsos, isto é, têm um valor de verdade. E um juizo de valor é um asserçao que exprime uma apreciação positiva ou negativa acerca da realidade – um acontecimento, uma ação, uma pessoa.
Conceções acerca da natureza dos valores.
Conceção objectivista – Enfatiza o valor, independentemente do sujeito avaliador, o valor reside no objecto, o sujeito tem apenas

Relacionados