Estrutura ossea
REVISTA FAMESP FAZ MATÉRIA SOBRE ESTRUTURA ÓSSEA DO CORPO HUMANO.
O fascínio pelo nosso corpo, como ele funciona, por que fica doente e o que fazer para curá-lo é imenso. Dentre a complexidade do corpo humano, pesquisas são frequentes na busca de cura e melhores tratamentos de doenças, pela liberdade que o corpo apresenta com toda sua função. Para os interessados em conhecer e aprender sobre o corpo humano, cursos na área da saúde é uma ótima pedida, pois além do conhecimento, oferece a oportunidade de por a mão na massa literalmente.
Não é de hoje que, especialistas aconselham manter boa saúde, para evitar doenças nos ossos, como osteoporose e osteoartrose que atinge a maioria dos idosos, sendo a mais importante estrutura para nossa sobrevivência, além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto é responsável em proteger os órgãos, gerar movimentos, produção de células sanguínea, produção óssea amarela, além de ser rico em fosfato, cálcio e minério. Uma pessoa adulta possui aproximadamente 206 ossos, sendo 80 ossos compondo o esqueleto axial que é classificado por crânio, coluna vertebral e caixa torácica (costelas) e 126 ossos que compõe o esqueleto apendicular, classificando cintura escapular, cintura pélvica, membro superior e inferior. O crânio é a armadura natural da cabeça contra impactos, protegendo o cérebro de lesões e os órgãos dos sentidos. É o mais complexo elemento do esqueleto. Vejamos imagem:
Apesar de ainda ser frequentemente pensado como um único osso, o crânio possui suturas que ligam cada osso, em geral é dividido em duas seções principais: o crânio e a mandíbula. A base para isso esta no fato de que, enquanto a maioria dos ossos do crânio é articulado por juntas fixas, a mandíbula é facilmente desconectada.
Em conjunto vêm à coluna vertebral, que é constituída por um longo conjunto ósseo, resistente e flexível que se estende do crânio até a pelve, contendo vértebras cervicais (07), torácica (12), lombar