Estrutura óssea
O esqueleto humano é um conjunto de estrutura óssea e cartilagens que se interligam para compor o arcabouço do corpo humano. Em outras palavras, corresponde ao conjunto de ossos de um determinado corpo, sendo suas principais funções: sustentação para músculos esqueléticos se inserirem, armazenar íons, formar algumas células do sangue, e também para locomoção e proteção dos órgãos vitais.
Partes do Esqueleto:
O esqueleto humano é dividido em duas partes: esqueleto axial e o esqueleto apendicular.
Esqueleto Axial: Formado pelo crânio (caixa craniana), a caixa torácica (tórax) e a coluna vertebral, o esqueleto axial é a parte central do corpo humano.
Esqueleto Apendicular: Formado pelos membros superiores e inferiores (braços, mãos, pernas e pés), ombro, cintura, pelve, juntas, articulações e ligamentos, o esqueleto apendicular é aquele que se junta ao esqueleto axial.
Ossos: São estruturas formadas por tecido ósseo e cálcio que auxiliam na locomoção, na sustentação, na proteção e na reserva de minerais do corpo. Não obstante, o corpo humano é formado por 206 ossos e, de acordo com sua forma, são classificados em: ossos curtos, longos, irregulares, planos, pneumáticos, sesamóides e ossos acessórios.
Tendões: Os tendões são cordões fibrosos, ou seja, estruturas formadas por tecido conjuntivo composto de colágenos sendo sua principal função a de conectar os músculos aos ossos e, dessa maneira, auxiliar os movimentos e no equilíbrio do corpo.
Ligamentos: São tecidos fibrosos que tem a função de ligar, conectar um osso ao outro, uma vez que reforçam a estabilização das articulações e auxiliam nos movimentos. Diferem dos tendões na medida em que estes conectam os músculos aos ossos e os ligamentos unem os ossos aos outros ossos.
Cartilagens: As cartilagens do corpo humano são tecidos elásticos (tecido conjuntivo cartilaginoso) composto de colágeno, encontrado, por exemplo, no nariz e na orelha, sendo sua principal função a de proteção. São