toxicidade de cátions
A inalação dos vapores de tricloreto de arsênio, causam forte irritação na mucosa respiratória, que pode causar edema da laringe causada por asfixia. A exposição pode causar danos nos nervos, perda de apetite, náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia e até a morte. Em contato com a pele, pode causar queimaduras. Pode causar queimaduras nos olhos também, prejudicando assim a visão.
Pb2+ - Nitrato de Chumbo II – Pb(NO3)2
O nitrato de chumbo II é inodoro, branco na forma de cristais translúcidos. Sua rota de intoxicação aguda geralmente ocorre por ingestão, caso ocorra, sintomas como garganta seca, dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreias, fraqueza muscular, dor de cabeça e danos no rins poderão ocorrer, podendo levar a pessoa até o coma ou morte. Em caso de envenenamento crônico, a toxicidade da substância agirá sobre o sistema nervoso central, rins e sangue, podendo causar insônia, dores de cabeça, distúrbios visuais, irritabilidade, coloração acinzentada na face, cansaço, delírio, alucinações, convulsões e coma.
Hg2+ - Sulfato de Mercúrio – HgSO4
O efeito da ingestão de sulfato de mercúrio pode causar queimaduras no trato digestivo, dor abdominal, vômitos, ulceração corrosiva, diarreia sangrenta. Sua inalação inflama a garganta, causa tosse, sensação de ardor e dificuldade de respiração. Na pele causa vermelhidão, queimaduras e bolhas. Em caso de contato com os olhos, também causa vermelhidão e queimaduras, também deixa a visão turva. A exposição crônica ao sulfato de mercúrio é prejudicial ao sistema nervoso central, causando tremores musculares, confusão mental, perda de memória, e também pode causar desordem digestiva e danos nos rins.
Hg2 +2 – Cloreto de Mercúrio – HgCl2
Este produto causa irritação quando em contato com os olhos e é venenoso se exposto ao contato com a pele. Se inalado causa tosse, dificuldade respiratória e irritação do trato respiratório. Se ingerido causa náusea e vômito.
Cu2+ -