Português
Iniciar a aula lendo a fábula e questionando os alunos antes de introduzir a matéria.
O ladrão e o cão de casas
Querendo um Ladrão entrar em uma casa de noite para roubar, achou à porta um Cão, que com latidos o impedia. O cauteloso Ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão. Mas o cão disse: - Bem entendo que me dá este pão para que me cale, e te deixe roubar a casa, não por amor que me tenhas: porém já que o dono da casa me sustenta toda a vida. Não deixarei de latir, se não for embora, até que ele acorde, e te venha surrar. Não quero que este bocado de pão que me custe morrer de fome toda a minha vida.
Moral: sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje.
a) No trecho: “O cauteloso Ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão.” A expressão significa que o ladrão é? Cuidadoso, desleixado, exibido ou desatento. Inferir sentido
b) A conclusão do cachorro se deu por quê? O dono da casa cuida bem dele. Inferir informação
c) O que diz na moral “sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje.” Se dá porque o cachorro...... (questionar o aluno) cuida da casa. Estabelecer relação causa/consequência
Inferir o sentido de uma palavra ou expressão é entender o sentido que as palavras tem no contexto apresentado no estímulo textual.
Inferir uma informação implícita em um contexto é reconhecer e entender os elementos que não constam na superfície do texto, mas que podem ser reconhecidos por pressuposição ou inferência. Trata-se do processo de interpretar o texto.
Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto demonstra a capacidade dos alunos de reconhecerem os motivos porque os fatos ocorrem no texto e as relações entre os elementos que o compõem.
As palavras, em sua maioria, são polissêmicas, isto é, pois, a depender do contexto, elas assumem significados diferentes.
Observe o exemplo: A manga da camisa é