Rolamento axial
ROLAMENTO AXIAL
Belo Horizonte
Outubro/2012
Introdução Rolamentos são normalmente elementos metálicos que apresentam forma cilíndrica compostos por vários sub-elementos. São vazados em sua parte central visando o acoplamento em um eixo. Possuem principalmente a função de sustentar (apoio) um sistema de transmissão de torque suportando muitas vezes esforços simples ou combinados. Este elemento apresenta uma grande variedade de tamanhos, conseqüentemente pode ser utilizados em diversos campos de aplicação na área industrial.
Constituição
Os rolamentos também denominados mancais de rolamento são em geral, constituídos por alguns sub-elementos:
1. Anéis 1.1 .Internos; 1.2 .Externos;
3. Corpos rolantes
4. Gaiola ou separador
Classificação: Estes elementos são classificados principalmente segundo a direção de carga a ser suportada: * Radial
* Axial
Onde iremos falar sobre o rolamento axial e seus tipos: Rolamentos axiais composto por elementos girantes esféricos, cônicos ou cilíndricos. Suportam cargas axiais muito elevadas e são pouco sensíveis aos choques. As cargas radiais devem por sua vez ser moderadas. Exemplos de aplicações: Eixos verticais pesados, turbo alternadores, pivôs de gruas, parafusos de injeção de plástico, contra-pontas, bombas de platô.
Tipos de rolamento Axial:
* Rolamento Axial de Esferas de Escora Simples
Os rolamentos axiais de esferas de escora simples são constituídos por anéis em configuração de arruelas, com canal e gaiolas com as esferas embutidas. O anel a ser instalado no eixo é denominado interno e o anel a ser instalado no alojamento é denominado externo. Os rolamentos axiais de esferas são para suportar cargas axiais em uma direção, fixando dessa forma um eixo axialmente em uma direção, não podem ficar sujeitas a cargas radiais. | | |