elementos de maquinas (rolamentos)
Cláudio Rodrigues de Oliveira (UBM) - claudio.deoliveira@mpsa.com
Rafael Vieira da Cunha (UBM) - rafael.vieiradacunha@gmail.com
Wagner Rodrigues Reis (UBM) - Wagner.reisvr@gmail.com
Brehnner Marcelo de Oliveira (UBM) - Brehnner@gmail.com
Mauricio Ferreira de Oliveira (UBM) - ext.mauricio.oliveira@vsiderurgia.com.br
Resumo: Rolamento é um dispositivo que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Serve para substituir a fricção de deslizamento entre as superfícies do eixo e da chumaceira por uma fricção de roladura. O objetivo deste trabalho é analisar o rolamento bem como seu dimensionamento, aplicações, vantagens e desvantagens. Demonstrando assim que como engenheiros devemos estar atendo da importância dos conhecimentos desse elemento tão vital para o funcionamento das máquinas, com diversos tipos específicos e que influenciam diretamente na confiabilidade e produtividade.
Palavras-chave:Rolamento; Objetivo; Fricção; Produtividade.
1. Rolamentos
Rolamentos são suportes mecânicos montados nos eixos. Basicamente, são constituídos por dois anéis fabricados de aço especial, separados por fileiras de esferas, ou de rolos cilíndricos ou cônicos e estas esferas ou rolos são separados entre si por meio de porta esferas ou porta rolos. Desenvolvem a função de suportar eixos permitindo-os realizar movimentos rotacionais com facilidade, minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar uma carga.
FIGURA 1 – Componentes de um Rolamento
2. Tipos de rolamentos
Há muitos tipos de rolamentos, cada um usado para um propósito diferente. Estes incluem rolamentos de esferas, rolamentos de roletes, rolamentos de esferas axiais, rolamentos de roletes axiais, rolamentos cônicos de roletes axiais.
2.1 Rolamentos de esferas
Rolamentos de esferas, como o mostrado abaixo, são provavelmente o tipo mais comum de rolamento. Eles são encontrados em todos os lugares,