Rolamentos aplicações
Para escolher o tipo de rolamento a ser utilizado na construção mecânica, torna-se indispensável conhecer o tipo de solicitação que irá atuar no rolamento. 1.1 Quanto às solicitações existem três tipos: radial, axial e combinada. 1.2.1 Carga Radial: É a carga que atua na direção dos raios do rolamento. 1.2.2 Carga Axial: É a carga que atua na direção do eixo longitudinal do rolamento. 1.2.3 Carga Combinada: Neste caso, as cargas radial e axial atuam simultaneamente no rolamento, originando uma suposta carga resultante, denominada equivalente.
Indicação de tipos
Rolamentos de Esferas
Rolamento fixo de uma carreira de esferas: Suporta carga radial de intensidade média e carga axial leve simultaneamente sendo ainda recomendado para altas rotações. Devido à sua versatilidade e custo reduzido, é amplamente utilizado.
Rolamento radial separável de esferas: Esse tipo de rolamento é separável, o que favorece a montagem em série. O diâmetro interno máximo desse tipo de rolamento é d= 25mm.
Rolamento de contato angular de esferas: Esse tipo suporta carga axial em um único sentido. Por esse motivo é montado contraposto a outro rolamento que suporta carga no sentido oposto. Os rolamentos de esferas de contato angular não são desmontáveis. A utilização desse tipo de rolamento é frequente em fusos de maquina-ferramenta.
Rolamento autocompensador de esferas: Possui dupla carreira de esferas com anel externo esférico côncavo. O furo pode ser cilíndrico ou cônico. A utilização desse tipo de rolamento é indicada quando houver necessidade de compensar desalinhamentos das flexões do eixo ou deformação da caixa.
Rolamento de contato angular de esferas de duas carreiras: Esse tipo de rolamento é indicado quando houver atuação simultânea de carga radial e carga axial. O tipo bipartido é indicado para carga axial elevada.
Rolamento axial de esferas com escora simples: Indicado para carga