RODADA DE TORQUAY

274 palavras 2 páginas
RODADA DE TORQUAY (1950 – 1951)
INTRODUÇÃO
A Rodada de Torquay ou simplesmente terceira rodada do GATT, negociada em Torquay, Inglaterra, teve como resultado final 8.700 reduções de tarifas.
O objetivo central da rodada em questão foi a promoção de redução de tarifas.
CONJUNTURA INTERNACIONAL
Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), um novo formato geopolítico global surgiu, o antagonismo oeste (EUA) x leste (URSS) se intensificou e as questões globais passaram a pautar-se no bilateralismo advindo de tal antagonismo.
Esse é considerado um dos motivos que impossibilitou a Rodada de Amency (1949) obtivesse avanços no tocante à redução de tarifas.
Em 1950, auge da Guerra Fria, iniciou- se a Guerra da Coréia, conflito velado entre EUA e URSS, o qual é definido como uma guerra de expansão de satélites de influência de ambos os países.
O norte da península coreana ocupado pelos comunistas, e o sul sob influência norte-americana.
No contexto mencionado acima, foi desenvolvida a terceira rodada do GATT, as questões relacionadas à segurança internacional influenciaram substancialmente as negociações elaboradas na designada rodada.
Além do que fora dito acima, a maioria dos países europeus não estava disposto a liberalizar sua economia, principalmente em razão de questões econômicas e de competitividade no mercado internacional.
RESULTADO DA RODADA DE TORQUAY
A conjuntura internacional, na qual a Rodada de Torquay fora conduzida, a caracterizou como um fracasso no tocante à aprovação de artigos discutidos na plataforma GATT.
Como resultado final, somente 144 artigos foram aprovados de um total de 400 artigos do sistema GATT.
No que se refere à redução de tarifas, somente 8.700 reduções de tarifas foram alcançadas durante as negociações.

Relacionados