ROTEIRO
Natan, Bruno, Miguel, Filipe
INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO GRANDENSE – CAMPUS CAMAQUÃ
Endereço – Camaquã – RS – Brasil
Umidade Relativa do Ar
A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Ela é um dos indicadores usados na meteorologia para se saber como o tempo se comportará (fazer previsões).
Essa umidade presente no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água. O vapor de água sobe para a atmosfera e se acumula em forma de nuvens, mas uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. Porém, o ar, assim como qualquer outra substância, possui um limite até o qual ele absorve a água (ponto de saturação). Abaixo do ponto de saturação, há o ponto de orvalho (quando a umidade se acumula sob a forma de pequenas gotas ou neblina) e, acima dele, a água se precipita na forma de chuva.
A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura (a 0ºC a umidade relativa do ar é de 4,9g/m³ e a 20ºC é de 17,3g/m³), a presença ou não de florestas ou vegetação, rios e represas (desertos, por exemplo, tem a umidade relativa do ar muito baixa) e, mesmo, à queda da temperatura (orvalho).
Objetivo Construir um aparelho que nos permita medir a umidade relativa do ar, ou seja, a percentagem de vapor de água contida no ar.
Detalhamento
Material
Dois termômetros
Tábua (8cm x 3cm x 1cm)
Ripa (1cm x 1cm x 30cm)
Arame de 5cm e Ø 2mm
Furador
Canivete
Linha
Vidro pequeno
Tabela
Água
Gaze (7cm)
Montagem
— Faça um furo de ø 9mm no centro da tábua.
— Com um canivete,arredonde um centímetro da extremidade da ripa (figura A) e, a seguir, encaixe-a no furo da tábua (use cola se necessário).
— Faça um furo de ø 2mm na outra extremidade da ripa; a seguir, introduza o arame no furo e dobre-o nas pontas, em forma de