Roda d'agua
Tipos[editar | editar código-fonte]
As rodas d'água pódem ser de três tipos: sobre axial, sub axial, (de eixo horizontal) e de eixo vertical.
Sobre axial[editar | editar código-fonte]
As rodas do tipo sobre axial possuem pequenas caixinhas montadas diagonalmente na roda. A água é conduzida por um canal e derramada na parte alta da roda, de modo a encher as caixinhas a medida que estas passam pela parte alta da roda, isso faz com que um dos lados da roda fique mais pesado e faça a roda girar. Este tipo de roda extrai principalmente a energia potencial da água uma vez que faz o aproveitamento deslocamento da água de um ponto mais alto para um ponto mais baixo.
Sub axial[editar | editar código-fonte]
Roda de água subaxial
Nas rodas do tipo sub axial a água passa por baixo do eixo da roda, a qual possui aletas que ficam em contato com a água da corredeira do rio, ou do canal. As rodas sub axiais extraem principalmente a energia cinética, uma vez que aproveita a velocidade da água.
CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA RODA D’ÁGUA DO SÃO FRANCISCO COMPLETA 80 ANOS.
No dia 22 de Novembro do corrente ano completou 80 anos da construção da primeira roda d’água instalada em todo Rio do São Francisco, obra que se deu mais precisamente na Fazenda Curralinho, município de Belém do São Francisco.
O invento, fotos abaixo, foi do agricultor e comerciante Raimundo de Sá Araújo Neves, mais conhecido como Raimundo de Sá, sendo que ao certo ninguém sabe de onde Raimundo tirou a ideia, contudo sabe-se que durante muito tempo foi à roda d1agua a maior aliada dos agricultores de então. Com ela veio um desenvolvimento que durante seu ciclo levou Belém a ser a pioneira em todos os sentidos nesta região do sertão baiano e pernambucano.
A construção era simples, com feitura