Relacoes Internacionais ( na UNB) - folheto
Essencialmente, o curso tem por propósito proporcionar ao estudante os fundamentos e os instrumentos analíticos para organizar o conhecimento sobre o meio internacional e os fenômenos a ele associados. Questões como a paz e a guerra e muitos outros temas da agenda internacional formam o objeto de estudo das Relações Internacionais tais como a integração regional, o papel das organizações internacionais, as variações nos fluxos comerciais e financeiros ou ainda a cooperação em segurança nos níveis regional e global. Além de temas tradicionais como esses, há muitas outras questões correntes e que são objeto de análise do estudioso das Relações Internacionais: a cooperação em matérias relativas ao meio-ambiente, a construção de mecanismos internacionais de proteção dos direitos humanos e o fenômeno mais geral que se convencionou chamar de globalização.
Para a obtenção do diploma de Bacharel em Relações Internacionais, exige-se o cumprimento de 186 créditos. Desse total 116 créditos referem-se a disciplinas obrigatórias que formam o eixo da formação do estudante e o restante em disciplinas optativas que cada estudante pode escolher dependendo de seus interesses temáticos. O curso tem duração aproximada de quatro anos.
Campo profissional
Tal como ocorre com os demais cursos voltados para as humanidades e as ciências sociais, o curso de Relações Internacionais não tem caráter profissionalizante, isto é, refere-se essencialmente a um campo do conhecimento e