Roda d'agua
VINICIUS MILIORINI
WELLINGTHON SILVA
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Londrina
2012
LEONARDO BERNARDINO
VINICIUS MILIORINI
WELLINGTHON SILVA
RODA D’ÁGUA
Trabalho apresentado à disciplina de Fenômenos de transporte, do Curso de Engenharia Elétrica, ministrado pelo Professor Valdemir Antunes, da Faculdade Pitágoras – Campus Metropolitana.
Londrina
2012
Introdução
A roda d’água parte do princípio que á energia se apresenta de várias formas na natureza, de maneira que uma forma de energia se converte ou se transforma em outra,de acordo com esse princípio temos a transformação de diferentes energias, que ao fim do processo acaba resultando em energia elétrica.Usando apenas a força da água, faz com que a roda se movimente gerando uma tensão.
A construção da roda d’água foi a partir de materiais convencionais com custo benefício relativamente barato, utilizamos madeira mdf para a estrutura da roda e balaustra para o suporte, cola, rolemans, pregos, parafusos, correia de pano, tinta, verniz, e o material mais caro foi o dínamo de bicicleta.
O grupo se mostrou muito aplicado na realização do trabalho, desenvolvendo a roda de maneira objetiva e prática a pesar de termos pouco tempo para mostrar a conclusão do trabalho, que nos mostrou com clareza e sucesso o funcionamento da roda d’água.
Desenvolvimento
Energia Potencial Gravitacional
É uma forma de energia associada à posição, em relação a um referencial. Em geral, admite-se que ela é nula num estado determinado, no qual o sistema está sujeito a forças de intensidade desprezível, ou a força de interação entre as diversas partículas é praticamente nula. Esse conceito de energia é aplicado na produção de energia elétrica , a partir do, represamento de águas em barragens, nas construções de usinas hidrelétricas.
Um conceito fundamental que precisamos ter para o entendimento dessa energia é imaginar que durante uma queda há transformação de energia potencial