Rococó-Principais Artistas
Johann Balthasar Neumann - (1687-1753) Engenheiro e arquiteto alemão. Trabalhava com fundição de metais e depois recebeu comissões para a construção de muitos prédios. Suas obras eram voltadas à leveza e elegância, com motivos rendilhados e ondulados, ornamentação e decoração ilusionista. Fez uma redução visual dos elementos estruturais.
Balthasar Neumann - Würzburger Residenz, Hofkirche (1720-43)
Johann Michael Fischer - (1692-1766), responsável pela abadia beneditina de Ottobeuren, marco do rococó bávaro. Grande mestre do estilo rococó, responsável por vários edifícios na Baviera. Restaurou dezenas de igrejas, mosteiros e palácios. Era ligado a tradição arquitetônica italiana combinando elementos clássicos com barrocos. A estrutura das construções ganhou leveza e o espaço interno foi unificado, com maior graça e intimidade.
Johann Michael Fischer – Abadia Beneditina, Bavária(1748-68)
PINTURA
Jean- Antoine Watteau (1684 - 1721), pintor francês. As figuras e cenas de Watteau se converteram em modelos de um estilo bastante copiado, que durante muito tempo obscureceu a verdadeira contribuição do artista para a pintura do século XIX. Preferiu os temas campestres, as cenas bucólicas, as "festas galantes " e fundiu teatro e a vida real com estilo intimista e sensual. O pintor recebeu influências de Rubens e da Escola Veneziana e os personagens da Comédia dell’arte e os da Comédia Francesa aparecem freqüentemente em sua obra.
Jean-Antoine Watteau - Embarque para Citera (1717)
François Boucher(1703-1770), as expressões ingênuas e maliciosas de suas numerosas figuras de deusas e ninfas em trajes sugestivos e atitudes graciosas e sensuais não evocavam a solenidade clássica, mas a alegre descontração do estilo rococó. Além dos quadros de caráter mitológico, pintou, sempre com grande perfeição no desenho, alguns retratos, paisagens ("O casario de Issei") e cenas de interior ("O pintor em seu estúdio").
François Boucher: Venus