Rochas Sedimentares
RENATO SILVEIRA - 30460
PAULO ROBERTO JUNIOR - 28246
UM ESTUDO SOBRE ROCHAS SEDIMENTARES
ITAJUBÁ
2015
RENATO SILVEIRA - 30460
PAULO ROBERTO JUNIOR – 28246
UM ESTUDO SOBRE ROCHAS SEDIMENTARES
Relatório entregue ao professor Ivan como quesito de composição da nota final para o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Itajubá
ITAJUBÁ
2015
INTRODUÇÃO
Rocha sedimentar é um tipo de rocha constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais.
Quando toda esta matéria é transportada e acumulada em um determinado local, sofrendo ação da temperatura (frio ou calor), ocorre o fenômeno da diagênese. Diagênese é o nome dado ao conjunto de transformações que o depósito sedimentar sofre após a deposição, consistindo em mudanças nas condições de pressão, temperatura, Eh, pH e pressão de água, ocorrendo dissoluções e precipitações a partir das soluções aquosas existentes nos poros. O processo termina na transformação do depósito sedimentar inconsolidado em rocha, ou litificação. Os locais mais comuns para a ocorrência do processo são os lagos, baías, lagunas, estuários, deltas e fundo de oceanos.
DESENVOLVIMENTO
Rochas sedimentares clásticas (mecânicas)
Rochas sedimentares clásticas são compostas por fragmentos de materiais derivados de outras rochas. São compostas basicamente por sílica (ex: quartzo), com outros minerais comuns, como feldspato, anfibólios, minerais argilosos e raramente alguns minerais ígneos mais exóticos.
Argila é um material natural composto por partículas extremamente pequenas de um ou mais argilomineral. Argilominerais são minerais constituídos por silicatos hidratados de alumínio e ferro, podendo conter elementos alcalinos - sódio, potássio - e alcalinos terrosos - cálcio, magnésio.
Materiais naturais com granulação fina, textura terrosa