CASO DO PROJETO
PROJETO INTREGADOR
CURSO DE: ENFERMAGEM
ORIENTADOR (A): Prof. Renan Sallazar
ACADÊMICOS: Isabela Batista de Souza, Francielle Andrade Santos, Daniela Araújo Santos, Celuane Oliveira Silva, Julia Almeida Conceição, Vanessa Santos Barbosa Ribeiro.
PROJETO INTEGRADOR
Relatório contendo os resultados finais do projeto integrador.
Paripiranga
Abril de 2015
CASO
Simão Dias é uma cidade do estado de Sergipe, tendo aproximadamente 47 mil habitantes. O município possui 02(duas) Estratégias de Saúde da Família (ESF), 01 (um) Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 02 (dois) Programas de Agente Comunitário de Saúde (PACS), 02 (dois) Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), 01 (um) Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), 01 (um) Núcleo de Assistência a Saúde da Família (NASF). O município conta com as politicas publicas de saúde onde prioriza a saúde para todos dentro dos princípios do SUS, sendo que há uma exceção nos casos de atendimentos que precise de, (exames mais complexos como a ressonância). Sendo que essa exceção está relacionada ao atendimento dos moradores das regiões circo vizinha, ou seja, que faz parte de outro estado ou não apresente a ficha de encaminhamento preenchida. Sabendo que o município há incidências de caso como, doenças de chagas, dengue, diarreia, sífilis, tuberculose e esquistossomose. Para que haja o controle e prevenção destas doenças a secretaria municipal de saúde despõe das politicas públicas de saúde com as notificações compulsórias, a vigilância sanitária e epidemiológica, implantação de ações e utiliza-se das campanhas de mobilização e assistência à população com vacinação, distribuição de medicamentos, encaminhamento para especialistas e principalmente atendimento de enfermagem que visam prevenção e promoção da saúde.
Com uma estrutura de saúde bem formada, o município conta com concelho municipal de saúde participativa, onde são passadas as