Capital De Giro TCC
Autor: Hoji, Masakazu
São Paulo: Atlas, 2004.
Cap.6 Administração do capital de giro
6.1.1 Capital de giro
O capital de giro é conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados em ativos circulantes, que se transforma constantemente dentro do ciclo operacional. Como o próprio nome dá a entender, o capital de giro fica girando dentro da empresa e, a cada vez que sofre transformação em seu estado patrimonial, produz reflexo na contabilidade. Até se transformar finalmente (novamente) em dinheiro, o valor inicial do capital de giro sofrendo acréscimo a cada transformação, de modo que, quando o capital retornar ao “estado de dinheiro”, ao completar o ciclo operacional, devera estar maior do que o valor inicial.
O estudo do capital de giro é fundamental para a administração financeira, porque a empresa precisa recuperar todos os custos e despesas (inclusive financeiras) incorridos durante o ciclo operacional e obter o lucro desejado, por meio da venda do produto ou prestação de serviço.(pag.117)
Livro: Finanças corporativas e valor
Autor: Assaf Neto, Alexandre
5. Ed. São Paulo: Atlas,2010.
Parte VI: Administração financeira a curto prazo
Cap. 26 Capital de giro
A administração do capital de giro (circulante) envolve basicamente as decisões de compra e venda tomadas pela empresa, assim como suas mais diversas atividades operacionais e financeiras. Nessa abrangência, coloca-se de forma nítida que a administração do capital de giro deve garantir a uma empresa a adequada consecução de sua política de estocagem, compra de materiais, produção, vendas de produtos e mercadorias e prazo de recebimento.
A importância da administração do capital de giro para as empresas tem-se acentuado bastante nos últimos tempos, em razão,