Rochas sedimentares
ROCHAS SEDIMENTARES
Trabalho da disciplina de Geologia como pré requisito para obtenção de parte da nota do 1° bimestre.
Profº: Ricardo Melo Araújo
Araucária
2013
Introdução
Através do presente trabalho temos como objetivo a aquisição de um pouco mais de conhecimento sobre as rochas sedimentares, desde sua história até sua participação especifica na engenharia civil.
Rochas sedimentares
Formação das rochas sedimentares
A formação das rochas sedimentares é gerada através do processo de intemperismo ou meteorização, onde há a fratura de rochas através de processos químicos ou físicos, no qual a rocha sofre um processo de decomposição variando sua intensidade com a temperatura, pluviosidade e vegetação. Os geólogos estimam que 5% da camada exterior de 16 Km de espessura da terra a maioria das formações rochosas cerca de 75% são de rochas sedimentares pelo fato dos sedimentos se acumularem na superfície da terra, apresentam se em camadas ou estratos cuja a inclinação varia conforme a ação de movimentos tectônicos ao longo da vida geológica da terra.
Composição das rochas sedimentares
Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e dos fundos oceânicos. No entanto, estas formam apenas um película superficial sobre as rochas magmáticas e metamórficas que constituem a maioria do volume (figura 1).
Figura 1. Imagem ilustrativa
Fonte: fóssil.uc.pt
Os sedimentos, precursores das rochas sedimentares, encontram-se na superfície terrestre resultantes de fenómenos de meteorização e erosão de rochas pré-existentes assim como de restos orgânicos. Assim são constituídos maioritariamente por areias, siltes e conchas de organismos. Estes primeiros, formam-se à medida que a meteorização vai fragmentando as rochas da crosta, sendo posteriormente transportados pela erosão.
Rochas sedimentares em ambiente terrestre e ambiente marinho.
A água e o vento são os principais