Rocha "xisto" informações
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Jonathas Meireles de Menezes
RELATORIO SOBRE ROCHAS
(Xisto Argiloso ou folhelho)
Manaus-Am
Jonathas Meireles de Menezes
RELATORIO SOBRE ROCHAS
(Xisto Argiloso ou folhelho)
-------------------------------------------------
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina de Geologia Geral da turma LGN02S1 ministrada pela prof: Bruce Marshall.
Manaus-Am
20/09/2012
Xisto argiloso ou folhelho
Xisto (também conhecido como shale em inglês) é nome genérico de vários tipos de rochas metamórficas facilmente identificaveis por serem fortemente laminadas. Em linguagem popular, em Portugal é também conhecida por “lousa” (e, por extensão, designa-se como “terra lousinha” aos solos com base xistosa).
De fato, xisto é uma rocha sedimentar tipicamente caracterizados por laminações finas, que são paralelos ao plano da cama. O processo pelo qual estas rochas quebrar ao longo da lâmina fina é referido como fissionabilidade, que é ainda outra característica predominante deste tipo de rocha sedimentar.
A rocha de xisto é feita de lama, o qual compreende minerais de argila e vestígios de minerais como quartzo e calcite. Os grãos de estes minerais, como quartzo e calcite, são tão finas, que podem ser vistas apenas com a ajuda de um microscópio. A proporção variando dos minerais de argila para os outros minerais determina os atributos físicos da rocha de xisto. Devido à sua fissionabilidade, rochas de xisto tendem a separar de forma desigual mas paralelo ao plano da cama. Tal como acontece com diversas putras rochas sedimentares xisto é bom mesmo em termos de tura. De fato, pode riscar esta rocha com a ajuda de uma faca. Xisto quebra em flocos quando submetido às intempéries imenso. Rochas sedimentares formam por meio de sedimentação. No caso do xisto, o processo da sua formação é referido como “compactação”, em que os grãos finos que compõem a rocha se