Rochas
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, Sedimentary rock (inglês) e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Rochas sedimentares são compostas por sedimentos carregados com água e pelo vento, acumulados em áreas deprimidas. Correspondem a 80% da área dos continentes e é nelas que foi encontrada a maior parte do material fóssil.
As rochas sedimentares são um dos três principais grupos de rochas (os outros dois são as rochas ígneas e as metamórficas) e formam-se por três processos principais: pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas; pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e pela deposição dos materiais de origem biológica - rochas sedimentares biogénicas.
As rochas sedimentares podem ser:
Consolidadas - se os detritos apresentam-se ligados por um cimento, como é o caso das brechas; ou
Não consolidadas - se os detritos não estão ligados entre si, como no caso das dunas.
Índice [esconder]
1 Formação
2 Classificação
2.1 Rochas sedimentares detríticas
2.2 Rochas sedimentares biogénicas
2.3 Rochas sedimentares quimiogénicas
3 Outras informações
4 Ligações externas
Formação[editar | editar código-fonte]
As rochas sedimentares são formadas a partir de restos de outras rochas, seres vivos, etc. transportados pelo vento e pela água. Estas