generos textuais
Nome: Alisson da Silva de Souza
Discplina: Português Instrumental
Professor: Paulo Aldemir D. Lopes
Marcushi, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Dionisio, Angela P,Machado, Ana R. Bezerra, Maria Aux.Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro Lucerna, 2002.
Biografia: Luiz Antônio Marcuschi nasceu em Guaporé, RS,possui doutorado em filosofia da linguagem (1976) e pós – doutorado em questões de oralidade (1987) realizado na Alemanha. Professor titular em lingüística do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística. É autor dos livros Análise da conversação; Da fala para a escrita: atividades de retextualização; Fenômenos da linguagem: reflexões semânticas e discursivas; Cognição, linguagem e práticas internacionais e autor nas seguintes obras (dentre outras): Conversas com linguistas; Gêneros textuais e ensino; Hipertexto e gêneros digitais.
Podemos ver no texto que Marcushi introduz o assunto determinado, mostrando que toda essa idéia que temos de que gêneros são fenômenos históricos não passam de histórias contadas. Os gêneros textuais estão presentes no nosso meio social.
Pois bem, mediante nossa conduta enquanto usuário da língua portuguesa, participamos ativamente de diversas situações comunicativas. Quanto as devinições dos tipos textuais, mostra-se o conceito de cada uma, explicando as suas funcionalidades detalhadamente.
De acordo com o texto de Luiz Antônio Marcushi pode-se observa a importância de cada gênero textual. Dentro deste conceito a expressão tipo textual é usada para designar uma espécies de contrução teórica definida pela natureza lingüística e a expressão gênero textual, é usada para dar uma noção vaga para se referir aos texto materializados que encontramos em nossa vida diária.