Classificação dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Resumo. Este artigo apresenta uma analise sobre a classificação dos sistemas gerenciadores de banco de dados e suas principais propriedades, e o conceito de banco de dados onde veremos as suas principais modalidades de armazenamento de dados e os modelos mais utilizados no cenário atual. Os assuntos abordados neste artigo demonstração as etapas e relacionamento de dados onde os tópicos principais estão voltados para as características e classificação dos sistemas gerenciadores de banco de dados.
Abstract. This paper presents an analysis on the classification of management systems database and its main properties, and the concept of the database where you will see your main methods of data storage and the models used in the present scenario. The topics discussed in this article show the steps and data relationship where the main topics are focused on the characteristics of management systems database.
1. Introdução
Em um mundo onde a informação é o instrumento fundamental para que uma nação tenha registros de seu crescimento geográfico, financeiro, tecnológico e populacional, é de suma importância garantir a segurança e integridade destas informações, para que esses registros sejam armazenados de forma segura e eficaz surgiu a necessidade de um gerenciamento dinâmico e consistente desses dados. Para isso surgiram os SGBDs, ou Sistemas gerenciadores de banco de dados, essa base de registros está associado à gestão de grandes volumes de dados. Como o passar do tempo acabou-se por mostrar que uma base de dados, é a melhor forma de manter informação, independentemente do seu volume.
Estes dados podem ser considerados rústicos como uma agenda de telefone ou virtuais como o SQL, que nesse caso são associados a programas computacionais escritos nas mais variadas linguagens de progrBamação existentes como: Linguagem C,
C#, PHP, JAVA, DELPHI, VISUAL FOX PRO, VISUAL BASIC, entre outros.