Robotica
Robótica é a ciência que esta encarregada de planejar e construir robôs. A palavra robô foi usada pela primeira vez pelo checo Karel Capek (1890-1938) em uma Peça de Teatro – R.U.R (Rossum's Universal Robots). Já o termo robótica foi popularizado apenas em 1950 por Isaac Aminov um escritor de Ficção Científica, na sua obra “I, Robot”.
Quando falamos em robô é impossível não associarmos essa palavra aos belos filmes de ficção científica que já assistimos. Muitas pessoas só pensam em robôs dessa forma, obras como Star Wars (1977), O Exterminador do Futuro (1984), O Homem Bicentenário (1999), Transformers (2007) e Eu Robô (2004, baseado no livro I, Robot, de Isaac Aminov, citado acima.) onde os robôs simulam quase que perfeitamente os seres humanos. Engana-se quem pensa que um robô é apenas uma máquina que simula o comportamento do ser humano, robôs esses chamados de humanoide. Há diversos tipos de robôs que simulam atividades humanas, porém eles ainda estão muito longe do ideal.
Existe hoje uma variedade de robôs, e que não tem nada haver com o ser humano. Esses robôs atuam em diversas partes da nossa vida, e em diferentes situações. A robótica esta presente em várias áreas que são fundamentais para o bem estar do ser humano, engenharia mecânica, elétrica, eletrônica, inteligência artificial, entre outras, porém juntas elas trabalham em uma harmonia necessária para projetar toda essa tecnologia que temos em mãos hoje. No mundo existem robôs em diversas atividades da sociedade, desde pesquisa no fundo do mar, expedições espaciais a outros planetas do sistema solar, robôs que prestam serviços para policia como os desarmadores de bombas, e até mesmo os robôs operários que a cada dia que passa vem se instalando cada vez mais nas fábricas, porém, a maioria deles são do tipo industriais utilizados para o trabalho onde o risco de vida para o homem é grande ou existe um altíssimo grau de precisão, na qual o ser humano não é capaz de fazer com suas próprias mãos.