ROBERTO CAMPOS DUTRA
Tutor Roberto Dutra, Projeto Caminhos dos cuidados, capacitação para Agentes Comunitários e Atenfs, Formação em Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas).
TEMAS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA
EIXO - 1 CONHECENDO O TERRITÓRIO DOS ACS E ATENF, AS REDES DE ATENÇÃO, OS CONCEITOS E POLÍTICAS E PRATICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE ITACARAMBI - MG
O TERRITÓRIO E O PROOCESSO SAÚDE-DOENÇA DA REGIÃO
Foram abordado em sala de aula o processo de construção de território em saúde e seus instrumentos para realizar a territorialização. O mais importante falado foi à cartografia que é a “arte de elaborar mapas e construir cartas geográficas”. De acordo com os alunos esse temas é algo muito novo para eles, uma vez que esse processo de construção não foi feito por eles e sim pelos enfermeiros da UBS.
Para esses alunos às singularidades dos diversos territórios, os serviços de saúde devem ser seletivos, desenvolvendo atividades voltadas para grupos que apresentam maior vulnerabilidade a riscos sociais e a certos problemas de saúde. Os primeiros detalhes a serem observados para a diferenciação dos territórios são o número de habitantes e a extensão territorial, depois a distribuição da população no território.
O território de abrangência da cidade abrange UBS da zona rural e urbana onde existe uma heterogeneidade no processo do cuidado, uma vez que a maior dificuldade é de se trabalhar nas localidades ribeirinhas, outro lado do rio já que, a dificuldade de transporte é muito grande.
Depois de termos debatido criado cartografia em salas de aula de forma fictícia e apresentado para os colegas, visualizamos os problema de forma mais rápida e abrangente nos territórios de cada grupo. Colocando todas essas informações juntas, podemos ver vários lados do problema e assim, planejar como evitar e controlá-lo. Para construirmos uma boa cartografia, é necessário sabermos fazer e ler mapas, segundo os alunos existe certa dificuldade de