Bandeira E Bras O Manifesta Es Dist Ncias E Vias De Acesso
A bandeira do município, com fundo em cor branca, a margem lateral em cor vermelha, no centro a faixa azul e no canto superior direito, o Brasão Municipal, através de projeto de Lei, de autoria do vereador Renato Paiva Costa, revela aspectos sociais e religiosos da cidade.
A Bandeira, idealizada pelos Srs. Wilson Chaves de Souza e Roberto Gonçalves, em 1978, foi declarada símbolo oficial do município através da Lei Orgânica em 1990, porém restava a oficialização de sua configuração.
Saiba abaixo o significado de cada uma das cores:
Fundo em cor branca: representando a paz dos habitantes;
A margem lateral vermelha: simbolizando o martírio da Padroeira Santa Branca;
Faixa azul no centro: lembra o Rio Paraíba do Sul.
Bandeira atual da cidade
A Flor de Liz e a corrente que a circunda, de prata, em campo de góles (Vermelho), invocam a padroeira do município, que dá nome a cidade. A Flor de Liz simboliza a milagrosa Santa e a corrente faz regerência ao seu martírio. No primeiro quartel à senestra, em campo de bláo (azul), traz o Brasão de Armas, dos Nogueiras, lembrando José Joaquim Nogueira, a nobre figura da fundação da cidade, a rogos de quem Domingos de Brito Godoy acedeu de doar um trecho de suas terras, a partir do ponto em que residia, rumo a uns terrenos ligeiramente montanhosos, situados em frente, para servirem de patrimônio à capela que seria erguida em homenagem a Santa Branca, de que Nogueira era devoto.
Quanto às cores do Brasão, o góles (vermelho) do 1º Quartel é a simbologia do espírito de luta, da audácia e da tenacidade; o sinople (azul) do 2º Quartel é o símbolo da nobreza e da seriedade; o verde que é a esperança, lembra também os campos férteis e as grandes pastarias do município de Santa Branca, cujos rebanhos constituem grande base econômica de produção.
Brasão estancado na Bandeira
MANIFESTAÇÕES CULTURAIS
MOÇAMBIQUE
É uma antiga dança praticada em diversas partes das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Nessa