Roberta
DANIELA LOURENÇO MIRANDA CORTES
A Psicologia do desenvolvimento infantil contribui de forma significativa para a compreensão e trabalho com pacientes visto que ao analisarmos aspectos da infância e desenvolvimento de um individuo podemos encontrar vários fatores que podem contribuir ou até ser a causa do problema apresentado pelo paciente ao profissional.
Quando analisamos e estudamos o desenvolvimento humano adquirimos conhecimento sobre características e individuações nos tornando aptos para observar e interpretar o comportamento humano.
O desenvolvimento mental é uma construção continua e durante esse construção pode haver interferência do meio em que vivemos, podendo este contribuir para o desenvolvimento de uma personalidade baseada nesse meio. Outro fator que pode influenciar seria a hereditariedade, onde o individuo já traz desde o seu nascimento características que em alguns casos não podem ser mudadas.
A Psicologia do Desenvolvimento Infantil nos permite também conhecer as características de uma faixa etária, pois cada uma delas tem formas diferentes de percepção, compreensão e comportamento, nesse caso quando no histórico de um paciente houver algo que fuja do padrão o profissional tem então mais um quesito a ser analisado e que poderá o ajudar.
Nota-se então que a Psicologia do Desenvolvimento Infantil seria como uma base de todo estudo desse paciente, analisando o meio em que este cresceu e se desenvolveu, os fatores inatos que ele pode apresentar, sua evolução de desenvolvimento comparada aos padrões de cada faixa etária. Tendo dessa forma informações que muitas vezes podem ser a chave para solucionar ou amenizar a queixa apresentada pelo seu paciente.