Robert Capa
1- Bibliografia.......................................................................3
2- Características..................................................................6
3- Algumas fotos..................................................................7
4- Referencias bibliográficas...............................................16 Robert Capa, o mitológico repórter de guerra.
BIOGRAFIA
André Friedman, mais conhecido como Robert Capa, nasceu em 22 de outubro de 1913, na cidade húngara de Budapeste. Nascido em uma família Judaica, desde novo sabia que teria problemas com as autoridades. Ainda mais para alguém que, já na juventude, começou a desenhar para a Munkakör, um grupo de artistas e intelectuais vanguardistas de sua cidade natal. O seu primeiro contato com a fotografia seria feito através de Eva Besnyö, amiga e fotógrafa. O seu primeiro encontro com a cultura foi feito através de Lajos Kassák, fotógrafo e fundador do jornal Munka. Interessado pela literatura e política decidiu, desde muito jovem, dedicar-se ao jornalismo. Depois dos diversos avatares da Hungria na primeira guerra mundial, da chegada ao poder de Béla Kun (1918) e do golpe de Estado posterior do almirante Horthy (1919) e da perseguição da esquerda (1931), decide abandonar Budapeste e ir para Berlim.
Em 1931, Capa decidiu ir para Berlim e se inscreve na Dwtsche Hochscule Fur Politik com o intuito de ampliar seus conhecimentos na área política. Graças à ajuda de amigos é contratado pelo diretor da empresa Dephot, como ajudante de laboratório, até que em 1932 é enviado a Suécia com o objetivo de cobrir um comício de Leon Trotsky, a qual esta seria sua primeira reportagem, onde permanece até o ano de 1935.
Em cinco de setembro de 1936, Robert Capa chega a Barcelona e começa seu primeiro trabalho como repórter de guerra. Um trabalho que dentre 1936 e 1937 foi compartilhado com Gerda Taro, tal trabalho rendeu setenta fotos,