capitulo 7 teoria do desenvolvimento economica
Desenvolvimento segundo a CEPAL e o desenvolvimentismo no Brasil.
Ideias de Prebish e Singer.
Tanto Prebish quanto Singer tinham a visão da deterioração dos termos de troca dos países subdesenvolvidos exportadores de matérias primas e os países desenvolvidos.
E tratado sobre a velocidade dos ajustes de preços dos produtos primários e dos produtos industrializados, ocorre que os produtos primários a resposta ao ajuste de preços e atrasada devido a natureza dos produtos, enquanto a resposta dos industriais a demanda e mais rápida.
A estratégia segundo os autores seria a substituição das importações de produtos industrializados, de bens específicos, que poderiam ser produzidos internamente, criando assim uma indústria de base, onde com consumo interno suportaria melhor os deslocamentos da demanda.
No Brasil este movimento se iniciou na era Vargas com a criação da CSN, e de outras indústrias de fomento, ate seu esgotamento segundo a visão de original no governo de JK.
Criticas.
As teses de Prebish e Singer se mostraram pouco aplicáveis em sua plenitude, assim como em países subdesenvolvidos não latinos, o exemplo dos tigres asiáticos, ou carteis Árabes ou ainda o modelo em que países usaram seus excedentes agrícolas para gerar riqueza como Canada, Nova Zelândia, Austrália entre outros.
Dependência.
A dependência e caracterizada pela desigualdade de forças entre politicas e econômicas entre dois ou mais agentes, essa dependência no caso da cepalino e mostrada nas seguintes bases.
Comercial: deterioração dos termos de troca
Tecnológica: Os países subdesenvolvidos dependem do desenvolvimento tecnológico dos países desenvolvidos, de suas patentes e poder criativo.
Financeira: Os países subdesenvolvidos normalmente tem insuficiência em seu mercado de capitais e credito para financiar a produção, então recorre a organismos internacionais ou a outros países.
Liberalismo Gudin.
As ideias de Gudin tinham influencia na visão da economia clássica, ele