Tuberculose
Doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). Uma das principais doenças oportunistas a atacar o organismo de um portador do HIV, é também a quarta principal causa de morte no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença está matando um pouco menos: 2,9 milhões morreram de tuberculose em 1997 contra 3 milhões em 1996. A cada ano surgem 7,2 milhões de casos. Desse total, 3 milhões ocorrem no Sudeste Asiático, cerca de 2 milhões na África Subsaariana e 340 mil na Europa. Os países mais atingidos são a Índia (2,3 milhões de infectados), a Indonésia (500 mil) e Bangladesh (400 mil).
Transmissão e sintomas - A transmissão é feita principalmente por meio de gotículas de catarro expelidas durante a tosse, espirros e oralmente pelas pessoas contaminadas. A enfermidade pode manifestar-se logo após o contato ou até anos depois. Calcula-se que de cada cem infectados só cinco adoecem. No restante, o sistema imunológico aniquila o bacilo. Mas quando a bactéria se instala nos alvéolos pulmonares os tecidos vão sendo destruídos. A infecção pode levar à morte por insuficiência respiratória. Tratada a tempo é curada em 95% dos casos. Os sintomas são tosse, escarro com sangue, febre, suor, perda de peso, falta de ar e dor torácica.
Tratamento -O doente deve tomar uma combinação de medicamentos que são distribuídos gratuitamente pelo sistema público. O tratamento dura de seis a nove meses. Repouso e boa alimentação contribuem para a cura. Como prevenção, a vacina BCG é eficaz contra as formas graves da doença.