robert bunsen
Bunsen nasceu em 31 de março de 1811 em Göttingen, na Alemanha, o caçula de quatro filhos. Como seu pai era um professor de línguas modernas na Universidade, um ambiente acadêmico que o cercam, desde o nascimento. Depois de escolaridade na cidade de Holzminden, Bunsen estudou química em Göttingen. Receber seu doutorado aos 19 anos, Bunsen partiu em viagens extensas, parcialmente assumidos pelo governo, que o levou pela Alemanha e Paris e, finalmente, a Viena 1830-1833. Durante este tempo, Bunsen visitado do Henschel máquinas fábrica e viu o "novo motor a vapor de pequeno porte." Em Berlim, ele viu as coleções mineralógicas de Weiss e teve contato com Runge, o descobridor da anilina. Continuando suas viagens, Bunsen se reuniu com Liebig, em Giessen e com Mitscherlich em Bonn para uma viagem geológica através das montanhas Eifel.
A peça essencial do equipamento de laboratório que imortalizou o nome de Robert Wilhelm Bunsen não foi inventado por ele. Bunsen melhorou o queimador é para ajudar seus esforços em espectroscopia. Ironicamente, Bunsen será lembrado por gerações de estudantes de química para uma simples melhoria em um queimador, quando suas outras contribuições para o campo da química são muito mais significativa e diversificada, abrangendo áreas como química orgânica, compostos de arsénio, medições de gases e análise, a bateria galvânica, espectroscopia elemental e geologia.
Em Paris e Viena, Bunsen visitou as obras de porcelana de Sèvres e se reuniu com os químicos notáveis dos tempos. Essas viagens permitiram Bunsen a oportunidade de estabelecer uma rede de contatos que ficaria com ele ao longo de sua ilustre carreira.
Após seu retorno para a Alemanha, Bunsen tornou-se professor em Göttingen e iniciou seus estudos experimentais sobre a insolubilidade de sais metálicos do ácido arsenioso. A sua descoberta da utilização de hidrato de óxido de ferro como agente precipitante ainda é o melhor antídoto contra envenenamento