Quimico robert wilhelm bunsen
Bunsen morreu em 1899, na Alemanha.
Fonte: www.quiprocura.net
Robert Wilhelm Bunsen
Robert Wilhelm Bunsen
1811 - 1899
Químico, inventor e notável professor alemão nascido em Göttingen, inventor do aparelho que leva seu nome, o bico de Bunsen, um aparelho queimador de gás que produz uma chama com alto poder calorífico, com o qual iniciou um pioneiro estudo da análise espectral (1859).
Filho de um professor de filologia e bibliotecário da universidade local, graduou-se em química aos 19 anos e foi professor da Universidade de Kessel (1834) e depois em Marburg, Breslau e finalmente em Heidelburg, cidade onde morreu, (1852-1899). Dedicado ao magistério e à pesquisa científica em diversos campos da química, da física e da geologia, ganhou prestígio como experimentador extremamente engenhoso. Descobriu que o óxido de ferro era um importante antídoto contra o arsênio e seus compostos (1834). Pesquisou sobre compostos orgânicos e gases e posteriormente com correntes elétricas (1837-1842), quando estabeleceu as premissas para as investigações dos compostos organometálicos e inventou um novo tipo de pilha, com a qual obteve uma corrente elétrica mais poderosa, que lhe permitiu, por processos eletrolíticos, isolar o cromo, o manganês, o magnésio, o alumínio e outros metais (1841).
Com o alemão Gustav Kirchhoff, desenvolveu a análise espectral (1859), que forneceu subsídios para químicos e astrônomos. Em colaboração com Kirchhoff, estabeleceu a análise espectral e assim descobriu o césio e o rubídio (1861). Aperfeiçoou processos eletrolíticos e inventou vários outros aparelhos de grande