quimica
MANUSEAMENTO DO BICO DE BUNSEN E A REALIZAÇAO DO TESTE DE CHAMA
Introdução
O Bico de Bunsen é utilizado em laboratório para aquecimento de substancias durante reações químicas. O gás usado normalmente é o Gás liquefeito de petróleo (mistura de propano e butano). O Bico de Bunsen é formado por uma base, um tubo, um anel de regulação do ar e um orifício de entrada de ar. Dependendo do ponto da chama temos variação de 300ºC até 1560ºC e também variação da cor da chama: amarelo-avermelhada, vermelha, roxa e azul dependendo da abertura da válvula de ar.
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento que é realizado para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento.
O teste de chama é baseado no fato de que quando uma certa quantidade de energia é fornecida a um determinado elemento químico (no caso da chama, energia em forma de calor), alguns elétrons da última camada de valência absorvem esta energia passando para um nível de energia mais elevado, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental, ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. Cada elemento libera a radiação em um comprimento de onda característico, e, alguns elementos possuem comprimento de onda na faixa do espectro visível, ou seja, o olho humano é capaz de enxergá-las através de cores. Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
A temperatura da chama do bico de Bünsen é suficiente para excitar uma