Equipamentos de laboratorio
Placa de Petri
É um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico que os profissionais de laboratório utilizam para a cultura de micróbios. O nome foi dado a este instrumento de laboratório em honra do bacteriologista alemão Julius Richard Petri (1852-1921) que a inventou em 1877 quando trabalhava como assistente de Robert Koch. É constituído por duas partes: uma base e uma tampa. Normalmente, para se usar em microbiologia, a placa é parcialmente cheia com um caldo líquido de ágar onde estão misturados alguns nutrientes, sais e aminoácidos, de acordo com as necessidades específicas do metabolismo do micróbio a estudar. Depois de o ágar solidificar, é aí colocada uma amostra contaminada pelo micróbio (alguns micróbios têm de ser colocados enquanto o ágar ainda se encontra quente). As placas de Petri modernas podem vir dotadas de anéis que seguram a tampa à base, quando empilhadas, de forma a evitar deslizamentos.
Agitador magnético
O agitador magnético é um aparelho que, como o próprio nome indica, serve para agitar soluções. Este é constituído poruma placa onde se coloca o recipiente com a solução que se pretende agitar. Dentro da solução coloca-se uma barramagnética que vai criar um campo magnético com a base do agitador e que garante deste modo uma agitação eficaz. Aplaca possui um botão que permite selecionar a intensidade da agitação pretendida.
A agitação é uma operação fundamental na trituração, homogeneização e mistura de materiais e indispensável à maioriadas outras operações laboratoriais.
Pissetas
As pissetas mais utilizadas são as de plástico, na com na cor âmbar ou transparente, com ou sem graduação e de bicos retos ou curvos, pois é mais prático e seguro.
As pissetas além de ser utilizadas em laboratórios, também são adquiridas para uso em hospitais, clínicas médicas, clínicas odontológicas, clínicas veterinárias, clínicas oftalmológicas, entre outros.
Alguns modelos de pissetas podem ser encontrados