Quimica
DISCIPLINA: QUÍMICA BÁSICA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO SOBRE: MANUSEIO DE UM BICO DE BUNSEN; TRABALHOS COM VARAS DE VIDRO e DENSIDADE DE LÍQUIDOS E METAIS.
Objetivos.
Obter conhecimentos sobre o surgimento e utilização do bico de Bunsen; adquirir habilidade para trabalhar com varas de vidro, para montagem de aparelhos de laboratórios e aprender a determinar a densidade de líquidos e metais.
INTRODUÇÃO
Breve histórico sobre o bico de Bunsen e suas utilizações.
Robert Wilhelm Bunsen foi o inventor do bico de Bunsen, o surgimento deste aparelho proporcionou um grande salto para o ramo da Espectroscopia. Robert tinha como colaborador um jovem físico chamado Gustav Robert Kirchhoff.
Kirchhoff sugeriu a Bunsen que a cor da chama vaporizada no bico de gás seria melhor observada se fosse passada através de um conjunto de lentes e um prisma. Durante muitos dias os dois cientistas vaporizaram diversas substâncias sobre a chama do bico, entre eles o sódio, mercúrio e cálcio. Cada elemento que era vaporizado produzia raias em diferentes posições do espectro: o sódio produzia linhas amarelas, o mercúrio produzia linhas amarelas e verdes e o cálcio produzia linhas em diversas posições, com predominância no vermelho, verde e amarelo.
O bico de Bunsen é bastante utilizado no laboratório como fonte de calor para diversas finalidades, como: Aquecimento de soluções, estiramento e preparo de peças de vidro (que será a experiência discutida neste relatório) entre outros. Possui como combustível normalmente G.L.P (butano e propano) e como comburente oxigênio do ar atmosférico que em proporção otimizada permite obter uma chama de alto poder energético.
Trabalhos com vara de vidro. Nas rotinas de laboratório, a maioria das experiências realizadas necessitam da montagem de alguns aparelhos, e nestas montagens são utilizadas peças auxiliares como: mangueiras de látex, peças de vidros. A abordagem será dada para as interligações com as peças de