RITUAL DE INTERAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA
Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais
Paulo Alfredo Donjie de Oliveira
RITUAL DE INTERAÇÃO:
Desdobramentos inerentes à fachada
São Luis
2014
Paulo Alfredo Donjie de Oliveira
RITUAL DE INTERAÇÃO:
Desdobramentos inerentes à fachada
Trabalho apresentado como exigência da 3ª avaliação da disciplina Sociologia V ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, sob a orientação do Profº. Dr. Juarez Lopes.
São Luis
2014
“Há que endurecer, mas, sem jamais perder a ternura”.
Che Guevara
RITUAL DE INTERAÇÃO:
Desdobramentos inerentes à fachada
1 Informações sobre a obra
Sabe-se que a obra “Ritual de interação: Ensaios sobre o comportamento face a face” foi escrita por Erving Goffman para estudar a interação face a face em ambientes naturais de materiais comportamentais definitivos como a olhadela, gestos, posicionamentos e enunciados verbais que as pessoas continuamente inserem numa situação, intencionalmente ou não, isto é, sinais externos de orientação e envolvimento, estados mentais e corporais que não costumam ser examinados em relação à sua organização social.
2 Informações técnicas
Goffman destaca inicialmente, que todos vivemos num mundo de contatos sociais com várias pessoas, contatos estes que se dão face a face repleto de atos verbais e não-verbais que configuram uma “linha” que se traduz numa opinião e avaliação sobre os envolvidos e de si mesmo.
Destaca um segundo ponto, que Goffman chama de “fachada” a forma assumida pelo indivíduo através do contato e da linha positiva atribuída a ele socialmente, isto é, uma imagem de si adquirida no meio social.
Para Goffman, o indivíduo tende reagir a diferentes