Quatro tradições sociológicas COLLINS
1. A Tradição Durkheimiana
Émile Durkheim o mais famoso representante da sociologia, usando uma tradição das excitações genuínas enfocando temas que constitui a essência de tudo o que é social.
Durkheim e seus seguidores acreditavam que as sociedades tribais mostravam o simbolismo que eles acreditavam está presente em todas as sociedades.
1.2 A Sociologia como ciência da ordem social
Durkheim e seu estudo sobre o suicídio, tentar provar que o individuo é impedido de matar a si mesmo por causa das estruturas sociais, isso acontece quando os laços sociais são fracos e ele queria mostrar a força desses laços.
Seu interesse total era nas diferenças das condições estruturais onde contrastavam as sociedades tribais com as sociedades modernas só que para isso precisaria de um longo tempo e espaço para fazer mais comparações de sociedades históricas reais.
1.3 A Lei da Gravidade Social de Durkheim
As grandes concentrações das cidades causam uma grande mudança tanto na estrutura como nos indivíduos que habitam essas cidades, aumentando o desenvolvimento na tecnologia, criando assim uma progressiva concentração das sociedades, que se tornam interdependente, ou seja, que depende uma das outras, e os indivíduos se tornam mais diferenciados com novas culturas, novas ideologias.
Para Durkheim ele olha para esse processo com um ponto de vista mais abstrato onde o seu argumento geral está relacionado a aspectos físicos da sociedade, pelo qual faz um esquema genérico que concluir que as sociedades urbanizadas e complexas têm ideias mais abstratas.
A teoria de Durkheim ela pode ser útil para explicar as diferenças das classes sociais embora ele não faça nenhuma menção sobre isso. A estrutura social dos grupos cria uma espécie de casulo em volta do individuo fazendo com que ele se sinta parte desse grupo dando uma maior