Risos
Outra questão refere-se à legalização: em alguns países, sobretudo no Brasil, é muito difícil legalizar-se como prestador de serviços, devido a alta carga de impostos.
Normalmente um freelances tem horários de trabalho mais flexíveis e permite um engajamento maior em projetos que demandam uma dedicação diferenciada, visões mais abrangentes ou independentes da cultura organizacional dos cliente. Por ter a possibilidade de vivenciar continuamente projetos em diversas empresas, acaba tendo uma percepção mais geral do mercado, á ponto positivo (vantagens) e negativo (desvantagens), tais como: pontos positivos: 1°Você recebe pelo serviço prestado, geralmente mais dinheiro, (ex.: ao invés de você ganhar 3.000 você ganha 4500, isto ate para uma empresa é mais vantajoso pois não haverá gastos com impostos. 2°Você tem dispositivos para pagar “bem” menos impostos. 3°Seu horário você quem faz, não fica atrelando as mudanças da empresa e você mesmo é seu próprio chefe. 4° Se você realiza bom trabalho é reconhecido no mercado.
Pontos negativos: 1°Teoricamente por ser temporário você tem sempre que correr atrás de novos contratos/serviços. 2°Não tem benefícios tais como FGTS, férias, decimo terceiro e entre outros benefícios. 3° dependendo do seu serviço prestado, se a economia estiver ruim você não terá renda mínima garantida , contrario de quem esta