riser
A utilização deste tipo de ACO foi fundamental para que se reduzisse a manutenção e troca destas tubulações, devido a corrosão e ainda substituição devido a falha mecânica (quebra ou rompimento) que poderiam acarretar em acidentes ambientais severos e perda na produção de uma ou mais unidade.
Foi isso que aliado a outras inovações possibilitoualcancer profundidades cada vez maiores na exploração de petróleo em aguas profundas.
Para que fosse possível aguentar a torções alem da utilização dos Acos duplex, as tubulações são feitas seguindo este processo.
E composto por uma especie de sandwiches de varias camadas de materiais diferentes e disposto em formas alternadas para conseguir uma maior resistência.
Entre estas camadas que incluem revestimento extern e intermediario de material polimerico, estão duas ou mais camadas(dependendo do projeto) de camadas de aço duplex ou superduplex, formando a armadura de tração cruzada. É inserida no projeto na forma de arames que são enrolados por toda extremidade do riser. Uma camada enrolada em um sentido formando uma inclinação para a esquerda e outra no sentido oposto. Podendo terem mais de uma camada para fortalecer o riser.
Se estes arames fossem de ACO carbono, mesmo com a cobertura de polipropileno no exterior, a pressão nas camadas de lamina dágua mais profundas do aceano causariam uma corrosão no corpo do riser e se fossem feitas de inoxidável, não resistiriam as forcas de torção causadas pela mare, que tem sentidos diferentes em profundidades diferentes no mesmo ponto do oceano. Por isso a grande importancia da descoberta destas ligas.
Nesta imagem temos uma demonstração de como éo comportamento de risers flexíveis (linha azul) e como seriam uma tubulação de riser rígidos (linha vermelha). Com uma tubulação sem