Escoamento e Elevação
Ednardo, Giovanni e Nei
9º P. de Eng. Petróleo
Prof. José Renato Mérida
1
Elevação
MÉTODO NATURAL:
Acontece em poços surgentes, quando não se faz necessário utilização de métodos artificiais para a elevação do petróleo. O mesmo deixa o poço naturalmente.
MÉTODO ARTIFICIAL:
Utilizado em poços não surgentes, quando o nível de petróleo no poço encontra-se estático, fazendo-se necessário a utilização de métodos artificiais para a elevação do petróleo do poço.
2
3
Escoamento
O escoamento das plataformas é feito através de dutos que podem ser denominados dutos rígidos ou dutos flexíveis, de acordo com o material de que são constituídos. Os dutos rígidos são constituídos por uma liga de aço, podendo ser também de titânio.
Os dutos flexíveis são constituídos por várias camadas de materiais diferentes, com funções diferentes; o número de camadas de um duto flexível é em função do material que ele transporta e de sua localização.
4
O duto tem por finalidade transportar fluido entre o poço e a plataforma, entre plataformas, ou entre a plataforma e um local em terra, ou entre a plataforma e um navio aliviador. Os dutos, dependendo da região em que se encontram, recebem uma denominação diferente, ou seja, o trecho do duto que fica suspenso é denominado de riser e o trecho que fica em contato com o solo marinho é denominado de duto submarino
(pipeline, flowline).
Atualmente, há risers denominados híbridos que são constituídos por um trecho de riser rígido e outro de riser flexível. Existem algumas concepções que adotam este tipo de riser denominado Riser Hibrido Auto Sustentado, as Torres
Hibridas e o Riser “S” hibrido.
5
Matriz de risers independentes
6
Conexão do tanque de flutuação para o riser de produção
7
Riser
O riser, quanto a sua função, pode ser de perfuração, de completação ou de produção.
O riser de perfuração tem como finalidade de abrigar a coluna de