RISCOS
5-1 O que é risco, no contexto da tomada de decisões financeiras?
Resp: Risco é definido como a chance de perda financeira, quando medido pela variabilidade dos retornos esperados associado com um dado ativo. Um tomador de decisão deverá avaliar um investimento medindo a chance de perda, ou risco, e comparando o risco esperado ao retorno esperado. Alguns ativos são considerados livres de risco; os exemplos mais comuns são U. S. Treasury em circulação.
5-2 Defina retorno e descreva como calcular a taxa de retorno de um investimento.
Resp:O retorno sobre um investimento (ganho ou perda total) é a variação do valor mais qualquer distribuições de caixa durante um período de tempo definido. É expresso como uma porcentagem do investimento no início do período. A fórmula é:
Retorno=[(valorfinal-valorinicial)+ distribuiçãodecaixa] valorinicial
Retorno realizado exige que o ativo seja comprado e vendido durante o período de tempo em que o retorno é medido. Retorno não realizado é o retorno que poderia ter sido realizado se o ativo tivesse sido comprado e vendido durante o período de tempo em que o retorno foi medido.
5-3 Compare as seguintes atitudes em relação ao risco: (a) aversão, (b) indiferença, e (c) propensão. Qual delas é mais comum entre os administradores financeiros? Resp:
a) O gestor financeiro avesso ao risco exige um aumento no retorno para um dado aumento no risco.
b) O gestor indiferente ao risco exige nenhuma variação no retorno para um aumento no risco.
c) O gestor propenso ao risco aceita uma diminuição do retorno para um dado aumento no risco.
A maioria dos gestores financeiros é avessa ao risco.