grandezas
PROFESSORA: MICHELLY SILVA ALVARENGA
ESCOLA MUNICIPAL UBERABA 2ºANO
Quando o professor inicia uma aula e aborda o tema Grandezas e Medidas, logo o estudante associa-o ao seu cotidiano; a vida dele é uma constante medida. Cada objeto em sua casa tem um tamanho e/ou mede alguns centímetros. Essa importância é caracterizada por ser um conteúdo vinculado ao cotidiano do estudante, de relevância no mundo em que vivemos. Muitas atividades cotidianas das crianças envolvem medidas, como por exemplo, tamanhos dos objetos, pesos, volumes, temperatura diferente e outras.
O objetivo principal da aula foi abordar as grandezas e medidas, construir estratégias para medir comprimentos, nas formas convencionais e não convencionais.
O trabalho tem como objetivo principal, reconhecer, selecionar e utilizar instrumentos de medida apropriados á grandeza, com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido.
O ato de medir está presente em diversas atividades do nosso cotidiano e, desde muito cedo, as crianças vivenciam situações em que é necessário medir. Ao dizer que um objeto é maior que o outro, a criança está estabelecendo relações entre as grandezas envolvidas e fazendo o uso de expressões que informam as suas medidas.
Nas séries iniciais, trabalhar Medidas e Grandezas é de suma importância para o dia-a-dia do estudante. É nessa vida moderna que vem a necessidade de saber compreender o tamanho e o valor de cada objeto. A aula iniciou-se com questionamentos: Vocês sabem o que é medir? Já realizaram alguma medição? O que eu posso medir? Quais instrumentos podem utilizar para medir. Em seguida, os alunos foram convidados para ouvir a leitura do livro “Quem vai ficar com o pêssego?”. O livro escolhido apresenta fatos relativos á comparação de algumas grandezas propiciando uma familiarização , dos alunos com o conteúdo a ser trabalhado durante a aula. No trabalho de sala de aula,