Riscos na gestação
Gestação de Alto Risco é a gestação que ocorre quando existe qualquer doença materna ou condição sócio-biológica que pode prejudicar a sua boa evolução, colocando em risco a saúde da mãe e/ou do feto, podendo gerar abortamento, morte materna, entre outras complicações. A maioria dos fatores que definem uma gravidez como ‘gravidez de alto risco’, são ‘tratáveis’, ou seja, o profissional de enfermagem pode orientar a gestante, prestar assistência e encaminhar ao médico somente em casos extremos.
Para uma boa orientação e assistência, os profissionais de enfermagem devem conhecer cada um dos fatores de riscos bem como a intervenção característica dos mesmos. De forma geral, esses fatores são subdivididos de acordo com a causa, são eles Fatores Individuais e Socio Economicos, Historia Ginecologica e Obstetrica anterior, Doenças Maternas Prévias e Concomitantes e Doenças da Gestação Atual (a cartilha de Gestação de Alto Risco do Ministério da Saúde Classifica como: 1. Características individuais e condições sociodemográficas desfavoráveis; 2. História reprodutiva anterior; 3. Condições clínicas preexistentes; 4. Exposição indevida ou acidental a fatores teratogênicos. 5. Doença obstétrica na gravidez atual; 6. Intercorrências clínicas)
INDICAÇÃO DE ALTO RISCO
Fatores individuais e sócio econômicos
- Idade maior que 35 anos;
- Idade menor que 15 anos ou menarca há menos de 2 anos*;
- Altura menor que 1,45m;
- Peso pré-gestacional menor que 45kg e maior que 75kg (IMC30);
- Anormalidades estruturais nos órgãos reprodutivos;
- Situação conjugal insegura;
- Conflitos familiares;
- Baixa escolaridade;
- Condições ambientais desfavoráveis;
- Dependência de drogas lícitas ou ilícitas;
- Hábitos de vida – fumo e álcool;
- Exposição a riscos ocupacionais: esforço físico, carga horária, rotatividade de horário, exposição a agentes físicos, químicos e biológicos nocivos, estresse
História