Fatores de risco gestacao
Atividade EAD - Fatores de Risco na Gestação
Nome: Maíra Ribas
A) Quais riscos estão relacionados à gravidez na adolescência? Discorra sobre o assunto.
As condições socioeconômicas e a falta de informação para evitar-se uma gravidez talvez sejam motivos bastante importantes para justificar o elevado número de adolescentes grávidas no Brasil. Entre os principais fatores de risco na adolescência podemos citar: anemia, deficiências nutricionais, desnutrição, tabagismo, escolaridade, instabilidade emocional, marital e familiar. Além disso, outros fatores ligados a imaturidade fisiológica da adolescente podem ocorrer: prematuridade, baixo peso, baixo peso ao nascer, anemia, distúrbio hipertensivo especifico da gestação e complicações do parto.
Com tantos riscos associados a gravidez na adolescência, é essencial que estas jovens tenham apoio nutricional e emocional de profissionais da área da saúde para evitar o Maximo possível estes riscos.
Qual o impacto do tabagismo e do uso indiscriminado de álcool durante a gestação?
O tabagismo durante a gestação pode afetar o crescimento fetal e aumentar o risco de prematuridade e mortalidade perinatal. Além disso, estudos apontam que em mulheres fumantes o transporte de oxigênio para o feto pode ficar reduzido em 10%.
Já a ingestão de bebidas alcoólicas pode afetar o desenvolvimento dos olhos, nariz, coração e sistema nervoso central, acompanhadas de retardo de retardo de crescimento e mental.
B) O peso da gestante pode interferir no desenvolvimento do feto. Dê exemplos de possíveis complicações e consequências quando as gestantes são desnutridas ou com ganho insuficiente de peso e com sobrepeso ou obesidade.
Quando as mulheres são desnutridas ou apresentam ganho de peso insuficiente durante a gravidez, o transporte de nutrientes e 02 para o feto é menor. Conseqüentemente, o recém nascido apresentará baixo peso ao nascer conseqüente da desnutrição materna.
Em mulheres com