Riscos marcenarias
Marcenarias e Carpintarias
A incidência elevada de acidentes com máquinas no Brasil é uma verdade inegável. A industria da madeira e, em especial, o segmento das marcenarias e carpintarias não foge a regra.
As marcenarias e carpintarias apresentam riscos para a saúde do trabalhador que são comuns à industria em geral, mas numa proporção muito maior devido a realização de operações e a utilização de equipamentos que oferecem perigo elevado.
É freqüente a presença de trabalhadores jovens utilizando máquinas com elevado risco na operação, como também, trabalhadores laborando dentro de uma mesma jornada em diversas máquinas. Como a maioria dos projetos a serem executados envolve um número limitado de peças a serem confeccionadas e são realizadas por profissionais com formação eminentemente prática, há dificuldade na implantação de um sistema de trabalho voltado para a segurança.
Para garantir o trabalho em condições seguras, há necessidade de proteções diversificadas e adequadas à cada máquina utilizada no processo produtivo, e de trabalhadores orientados para utilizá-las corretamente a cada operação a ser executada.
Deve ser definido claramente que trabalhos podem ser realizados em cada tipo de máquina e quais trabalhadores estão qualificados para operá-la.
1.1 Tupia
Esta máquina consiste, de uma forma muito esquemática, em um eixo vertical situado no centro de uma bancada ou mesa; sobre este eixo se fixa uma série de ferramentas retas ou circulares que, em seu giro em alta velocidade, vai conformando a madeira em função do perfil da ferramenta colocada. São utilizadas, geralmente, para realização de entalhes, molduras, etc.
Figura 1 – Tupia
Fonte: Espanha – Instituto Nacional de Seguridad e Higiene en el Trabajo (1983)
É uma máquina de grande versatilidade. Para cada tipo de trabalho é escolhida a velocidade mais adequada em função da ferramenta de corte, da madeira a trabalhar, da