Análise de risco marcenaria
A preocupação com o bem-estar, a saúde e a segurança do ser humano no trabalho, seja ele pesado ou leve, vem se acentuando no decorrer dos últimos anos, pois, quando o trabalho representa apenas uma obrigação e/ou uma necessidade, a situação é desfavorável tanto para o empregado quanto para o empregador. A Marcenaria HMDL estudada localiza-se em município do interior do estado do Rio de Janeiro. Especificamente em Quatis na Rua José Pereira Duarte. Fabrica pallets e pequenos móveis como cadeiras e banco que são fabricados com o material que sobra dos pallets. Possui um turno de funcionamento das 8h00 às 18h00, com intervalo para refeições de 12h00 às 14h00 e um descanso semanal aos sábados e domingos. A marcenaria conta com um galpão com ventilação e iluminação adequada. Possui janelas laterais, favorecendo a iluminação natural, que é predominante. Toda a produção utiliza madeira reflorestada e certificada pelo FSC Brasil, que é o Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.
[pic][pic]
[pic] [pic] [pic]
Emprega atualmente 30 funcionários. Que atuam nos setores:
Escritório funciona o departamento pessoal 1 funcionário, financeiro e compras 1 funcionário e atendimento ao cliente 3 funcionários
Refeitório local que os funcionários utilizam para fazer suas refeições ( a empresa fornece café da manhã e almoço para todos através de um serviço terceirizado).
Área de lazer é um espaço construído para os funcionários utilizarem nos intervalos com mesas e cadeiras, jogos de tabuleiro e espaço para leitura.
Depósito químico são armazenados os produtos químicos utilizados na fabricação dos pallets e dos móveis os funcionários da sala de verniz/secagem são responsáveis por esse setor.
Depósito de madeira são armazenadas as madeiras para a fabricação dos pallets 2 funcionários são responsáveis.
Depósito ferramenta são armazenadas as ferramentas de precisam e os funcionários responsáveis são os que