PREVENÇÃO DE RISCOS EM MARCENARIA
Foi analisada a marcenaria...
As atividades de manutenção preventiva e corretiva serão analisadas levando-se em conta os seguintes componentes:
- Material: que inclui todos os meios técnicos que o funcionário utiliza para a realização das tarefas (máquinas, ferramentas, produtos e substâncias químicas) na execução da atividade.
- Tarefa: que representa o conjunto de ações do indivíduo enquanto participante da produção dos serviços. Os componentes da atividade, específicos para cada oficina como o Meio de Trabalho (ambiente físico e social no qual o funcionário executa sua tarefa, incluindo a presença de agentes ambientais oriundos de outras fontes, como ruído, iluminação etc. e a organização do trabalho, com a carga de trabalho, responsabilidade, relação com equipe, etc.) e as características de cada indivíduo não serão objeto desta ficha, pois variam para cada local de modo específico. A ficha indicará os principais riscos de cada tarefa e as necessárias medidas de segurança de caráter coletivo ou individual.
TAREFA
MATERIAL UTILIZADO
RISCOS EXISTENTES
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO
Manuseio de equipamentos
Lixadeira de bancada
Serra circular
Químico: contato com partículas suspensas oriundas da madeira (pó de serra).
Mecânico: acidentes com ferramentas e equipamentos; queda de objetos sobre o corpo; risco de acidentes na movimentação de peso; projeção de partículas.
Físico: ruído.
Ergonômico:lesões por traumas cumulativos podendo estes ocasionar incapacidade funcional dos membros superiores; alterações musculoesqueléticas da lombar; fadiga e dores; postura e trabalhoem pé.
Usar máscaras tipo PFF1; óculos de proteção; protetores auriculares; luvas antiderrapantes.
Colagem das peças
Pincel, espátula
Químico: inalação do produto por vias respiratórias; absorção por via cutânea.
Usar luvas, e máscaras a depender da toxidade do produto.
Pinturas das peças
Pistolas
Químico: inalação do