Riscos físicos e químicos em laboratório de análises clínicas de uma universidade*
NOTAS E INFORMAÇÕES
RISCOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DE UMA UNIVERSIDADE*
PHYSICAL AND CHEMICAL RISKS IN A CLINICAL ANALYSIS LABORATORY FROM A UNIVERSITY
Rosimara G. L. Vieira1, Branca M. de O. Santos2, Carlos H. G. Martins3
1 3
Mestre, Docente do curso de Biomedicina. 2Professor Livre-Docente, Orientador do curso de Mestrado em Promoção de Saúde. Docente do curso de Mestrado em Ciências. Universidade de Franca. CORRESPONDÊNCIA: Rosimara G. L. Vieira. Rua Raimundo de Oliveira, 700. Nova Franca. CEP: 14409210. Franca-SP. (e-mail: rglvieira@bol.com.br)
Vieira RGL, Santos BMO, Martins CHG. Riscos físicos e químicos em laboratório de análises clínicas de uma universidade. Medicina (Ribeirão Preto) 2008; 41 (4): 508-15.
RESUMO: Modelo do estudo: exploratório, do tipo estudo de caso. Objetivos: identificar os riscos físicos e químicos a que estão expostos os trabalhadores do Laboratório de Análises Clínicas de uma Universidade; investigar a ocorrência, os tipos e as causas de possíveis acidentes e avaliar o grau de conhecimento e o uso de medidas de proteção pelos mesmos. Metodologia: os dados foram obtidos junto aos oito trabalhadores do laboratório, através de questionário respondido pelos próprios participantes, após orientações prévias acerca da caracterização dos riscos físicos e químicos preconizados pelo Ministério do Trabalho. Resultados: os resultados demonstraram que, apesar de os trabalhadores considerarem que estavam expostos aos referidos riscos, não foi detectado nenhum acidente de trabalho e que os mesmos fazem uso de medidas preventivas para sua segurança e a da equipe de trabalho. Possibilitaram também reflexões acerca da realidade encontrada, como formação e educação continuada, aplicabilidade de leis, decretos e portarias emitidas por órgãos competentes e da importância da adoção de medidas preventivas. Conclusões: o diagnóstico revelado viabiliza a