biosegurança
BACHARELADO EM FARMÁCIA
DISCIPLINA: BIOSSEGURANÇA
LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLINICA
DISCENTES:
CÁCERES/MT 2013
INTRODUÇÃO
A importância da participação dos laboratórios de análises clínicas para o correto diagnóstico de doenças é inquestionável em um país de dimensões continentais como o Brasil, assumindo uma importância extrema. Laboratório se define como o local construído com a finalidade de se realizar experimentos. Para ser considerado ideal ele precisa contar com os instrumentos e condições adequadas oferecendo segurança ao profissional. Em uma descrição mais específica, laboratório nada mais é que um local com características e equipamentos próprios, onde se podem realizar exames, análises, simulações, testes, ensaios, medições, etc. que contribuem para investigações científicas de qualquer ramo da Ciência. Os laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia na coleta do espécime diagnóstico (amostra biológica obtida adequadamente para fins de diagnóstico laboratorial) e termina com a emissão de um laudo. A seguir, detalhes mais específicos de um laboratório clínico.
Objetivo Geral: A preocupação com a qualidade de produtos e serviços criou novas exigências, portarias e resoluções que definem os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia. O presente estudo objetiva elaborar um roteiro para demonstração de um laboratório de análises clínicas, apontando os requisitos legais, estruturais e funcionais ligados a biossegurança.
Objetivo Específico: O objetivo deste estudo foi à elaboração de um roteiro para a implantação de laboratório de análises clínicas. Foram pontuados de modo resumido os requisitos necessários para a identificação de uma clínica laboratorial de pequeno