Geologia
CAMPUS EXPERIMENTAL DE OURINHOS
AMOSTRA E PESQUISA DA ESTRUTURA PEDOLÓGICA DA REGIÃO DE ORIGEM – LEVANTAMENTO PEDOLÓGICO DO MUNICÍPIO DE AMERICANA - SP.
Profª Drª. MARIA CRISTINA PERUSI
RODOLFO ZIGART ANGELONI
OURINHOS
MAIO – 2010
Índice
Introdução
Objetivos
Procedimentos Metodológicos
Localização e Meio Ambiente
Quadro Pedológico
Ocupação e Uso do Solo
Considerações Finais
Glossário
Bibliografia
Tabela anexa
Introdução
Estudar o espaço natural é cada vez mais fundamental para a perpetuação da humanidade em meio a natureza. Conhecer os agentes pedológicos, biológicos, climáticos e geológicos é um primeiro passo para o conhecimento do controle humano sobre a natureza. Conhecer as unidades pedológicas de uma região é o mesmo que planejar sua construção, modificação e adaptação à espécie humana. Tal conhecimento pode nos dar pistas sobre o espaço vivo natural, humano e até mesmo sua possibilidade de exploração econômica. Nesse trabalho as amostras de solos foram coletadas em uma barranca no encontro dos rios Atibaia e Jaguari que formam o rio Piracicaba, então buscaremos compreender o espaço pedológico dessa região.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é fazer com que o aluno entre em contato com os tipos de solos da região de origem e também acumular conhecimentos da estrutura pedológica do local bem como de sua interação com o meio natural e econômico social que sobre ele se impõe, além de aprofundar o conhecimento sobre os elementos discursivos e os conteúdos da disciplina de pedologia.
Procedimentos Metodológicos
De acordo com os ensinamentos na aula de pedologia, para a remoção de amostras de solos que são: Material de campo: enxada ou enxadão, sacos plásticos, material para anotação, pá-de-pedreiro, colher ou faca sem corte, régua ou trena. Onde tirar?: Corte de estrada, barrando de rio ou voçoroca. Como tirar?: Escolha um perfil